Kotlin agora é sua vez!

Vocês estão enjoados do Java? Não tem tempo pro C++? Então acho que você vai se alegrar com essa notícia, a Google anunciou na I/O 17 que a linguagem Kotlin agora é oficialmente suportada para Android.

A JetBrains começou o desenvolvimento do Kotlin em 2011, e seu maior foco é ser multiplataforma. Este anúncio é muito animador, já que o Kotlin traz muitas novidades ao desenvolvimento Android. Alguns aplicativos de peso já estão usando a linguagem: Uber, Pinterest, Evernote.

Agora com a Kotlin na lista oficial de linguagens haverá uma maior adesão e confiança, com uma “corrida pelo Kotlin”.

A linguagem que vem para ficar

Kotlin é totalmente interoperável com Java, ou seja, aplicações já desenvolvidas em Java podem ir migrando aos poucos sem qualquer dificuldade ou custos adicionais, trocando em miúdos – você pode chamar Java dentro do Kotlin, e Kotlin dentro do Java.

É mais seguro programar com Kotlin, que resolve muitos dos problemas dos quais o Java não lida como os de nulidade de referências, todos odeiam NullPointerException.

As Extensions Methods me seduziram. Assim como no C# o Kotlin oferece a possibilidade de estender uma classe com uma nova funcionalidade.

Todas as versões do Android Studio acima da 3.0 já vem com suporte ao Kotlin(baixe aqui), e pra quem não quer arriscar a usar a versão canary, ou seja, instável, abaixo da versão 3.0 você pode instalar um plugin oferecido pela JetBrains(aqui)

Futuro

Para quem já desenvolve em Java ou qualquer outra linguagem não vai encontrar nenhuma barreira na hora de aprender o Kotlin, a linguagem tem uma curva de aprendizagem muito alta, é incrível como se assimila.

É muito provável que a adesão a nova linguagem oficial do Android seja alta e rápida. Kotlin traz uma abordagem moderna e nativa para os desenvolvedores da plataforma móvel da Google.

A JetBrains deixa claro as intenções de que o Kotlin(Inclusive tem exemplo de testes para download) possa ser usado para IOS.

Eu vejo que há grande chances de no futuro o Kotlin substituir o Java como principal linguagem da plataforma Android, tudo vai depender da sua própria evolução, assim como a adesão ao Java 8 e no futuro ao Java 9.

 

 

Fontes

Kotlin on Android. Now official

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *